quarta-feira, 6 de maio de 2009

Desenvolvimento em 3 Camadas

Como todos já sabemos o Delphi se tornou uma linguangem popular entre os programadores por sua IDE facíl e sua sintaxe bem agradavel, mas com toda essa facilidades foi sendo criados softwares de difícil manutenção, para quem como eu está vivendo essa realidade com nosso amigo Delphi indico seguir essa leitura adiante.

Regras junto da interface
Esse caso é o mais comum e somos praticamente induzidos a trabalhar assim pelas ferramentas RAD atuais, inclusive o Delphi. A possibilidade de se ligar um componente visual (TDBEdit) diretamente a um campo de uma tabela em um banco de dados (TTable), é excelente no que diz respeito à velocidade de programação e apresentação de resultados. Essa é uma técnica muito boa para prototipação e desenvolvimento de pequenos sistemas, mas traz incomodos enormes quando de trata de sistemas de grande porte.
Regras junto dos dados
Ao colocarmos as regras dentro do banco de dados, usando os recursos nativos do banco de dados (triggers, stored procedures e constraints), estamos automaticamente ligando nossa aplicação ao banco de dados que estiver sendo usado, aumentando muito o retrabalho caso a aplicação venha a ser convertida para ser usada com outro banco de dados.
Parte das regras na interface e parte junto dos dados
Este o modelo mais facilmente encontrado atualmente e é uma tendência natural. Quando bem aplicado é um modelo eficaz e pode atender a várias situações e ambientes. No entanto carrega os estigmas da dificuldade de manutenção, dificuldade de distribuição e falta de portabilidade.
Quando nos referimos a 3 camadas estamos dividino tarefas entre as mesmas, interface com usuário, regras de negócio, persistênica, mas uma analise mais detalhada sugiro da uma olha no material 3camadas disponível no site da active delphi.

Referência
Falando em camadas
Walter Itamar Mourão – 10/98


Eletrodomésticos - Submarino.com.br

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP