Controlador de Versão
Entre os mais comuns encontram-se as soluções livres:
CVS
Para saber mais acesse: http://sourceforge.net/cvs/?group_id=145212
Visual SourceSafe
Para saber mais acesse: http://msdn2.microsoft.com/en-us/vstudio/aa718670.aspx
Principais vantagens
As principais vantagens de se utilizar um sistema de controle de versão para rastrear as alterações feitas durante o desenvolvimento de software ou o desenvolvimento de um documento de texto qualquer são:
Controle do histórico - Facilidade em desfazer e possibilidade de analisar o histórico do desenvolvimento, como também facilidade no resgate de versões mais antigas e estáveis. A maioria das implementações permitem analisar as alterações com detalhes, desde a primeira versão até a última.
Trabalho em equipe - Um sistema de controle de versão permite que diversas pessoas trabalhem sobre o mesmo conjunto de documentos ao mesmo tempo e minimiza o desgaste provocado por problemas com conflitos de edições. É possível que a implementação também tenha um controle sofisticado de acesso para cada usuário ou grupo de usuários.
Marcação e resgate de versões estáveis - A maioria dos sistemas permite marcar onde é que o documento estava com uma versão estável, podendo ser facilmente resgatado no futuro.
Ramificação de projeto - A maioria das implementações possibilita a divisão do projeto em várias linhas de desenvolvimento, que podem ser trabalhadas paralelamente, sem que uma interfira na outra.
origem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_controle_de_vers%C3%A3o