sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Controlador de Versão



Um sistema de controle de versão tem como finalidade de gerenciar diferentes versões no desenvolvimento de um documento qualquer. Esses sistemas são comumente utilizados no desenvolvimento de software para controlar as diferentes versões – histórico e desenvolvimento dos códigos fontese também da documentação.
Entre os mais comuns encontram-se as soluções livres:

CVS
Para saber mais acesse: http://sourceforge.net/cvs/?group_id=145212

Visual SourceSafe
Para saber mais acesse: http://msdn2.microsoft.com/en-us/vstudio/aa718670.aspx

Principais vantagens


As principais vantagens de se utilizar um sistema de controle de versão para rastrear as alterações feitas durante o desenvolvimento de software ou o desenvolvimento de um documento de texto qualquer são:

Controle do histórico - Facilidade em desfazer e possibilidade de analisar o histórico do desenvolvimento, como também facilidade no resgate de versões mais antigas e estáveis. A maioria das implementações permitem analisar as alterações com detalhes, desde a primeira versão até a última.

Trabalho em equipe - Um sistema de controle de versão permite que diversas pessoas trabalhem sobre o mesmo conjunto de documentos ao mesmo tempo e minimiza o desgaste provocado por problemas com conflitos de edições. É possível que a implementação também tenha um controle sofisticado de acesso para cada usuário ou grupo de usuários.

Marcação e resgate de versões estáveis - A maioria dos sistemas permite marcar onde é que o documento estava com uma versão estável, podendo ser facilmente resgatado no futuro.

Ramificação de projeto - A maioria das implementações possibilita a divisão do projeto em várias linhas de desenvolvimento, que podem ser trabalhadas paralelamente, sem que uma interfira na outra.

origem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_controle_de_vers%C3%A3o

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP